Como publicar em blogs usando o Word 2010

 

Introdução

Atualizar blog sempre era uma tarefa trabalhosa para mim, incompatível com a simplicidade que deveria ter este tipo de comunicação. Escrever o artigo acabava sendo a parte mais fácil do processo, pois a publicação tomava o dobro do tempo: eu tinha que armazenar as figuras numa pasta virtual, pegar a URL de cada uma delas e editar o HTML do texto para embuti-las nos locais corretos. Bem, na verdade nem todos os provedores de blog são tão complexos assim, alguns são mais produtivos.

Como heavy user do Microsoft Word, resolvi finalmente simplificar este trabalho usando um provedor de blog mais completo e atualizado (escolhi o WordPress) e o recurso de publicação disponível no Word 2010. Com esta combinação, o trabalho de atualização do meu blog passou a ser apenas o de escrever o artigo, ou seja, restou a parte boa. A parte ruim o Word 2010 resolveu para mim.

Passo a passo

Quem ainda não conhece, vale a pena ver como funciona:

O primeiro passo é configurar a conta de blog. Para isto, você clica na guia Arquivo > Salvar e Enviar > Publicar como Postagem de Blog.

Na primeira caixa de diálogo, você seleciona o provedor de blog (no meu caso, é o WordPress).

Na sequência, você informa a URL de postagem do blog, o seu nome de usuário e senha. Aqui vale uma observação: a URL de postagem do blog não é a mesma que você usa quando publica manualmente uma postagem a partir do próprio site. Você deve aqui informar o caminho do arquivo xmlrpc.php, que por padrão fica na pasta raiz do seu site. No meu caso, por exemplo, coloco https://officedev.wordpress.com/xmlrpc.php, e não o endereço de “write new post” que o WordPress mandou por e-mail.

Nas opções de imagem, mantenha “Meu provedor de blog”, pois é esta funcionalidade que mais economiza nosso tempo no processo inteiro.

Feito isto, as configurações, as configurações ficam salvas (não será preciso fazer novamente a cada artigo) e você escreve o artigo normalmente no Word.

No final, basta clicar na guia Postagem no Blog > Publicar para que seu artigo, com as figuras, esteja publicado no blog.

Conclusão

Com esta facilidade disponível no Word 2010, o esforço de publicar um blog fica concentrado apenas na elaboração e criação dos artigos, não mais no trabalho improdutivo de ficar transportando figuras e formatando texto no browser.

Esse post foi publicado em Word e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Como publicar em blogs usando o Word 2010

  1. Benzadeus disse:

    Eu sabia que o Word tinha essa funcionalidade, mas fui testar só hoje, bem legal.
    Curiosamente, criei há algum tempo um blog WordPress, mas somente semana passada descobri que o WordPress é o parceiro oficial de blogs da Microsoft.

    Uma coisa ainda me incomoda bastante: não consigo formatar códigos em VBA no WordPress para que se assemelhe ao que vemos no VBA, semelhante ao que podemos fazer em fóruns específicos de programação, como:

    [vba]
    MsgBox “Olá Mundo!”
    [/vba]
    …e o texto entre os TAGs VBA saem conforme vemos no VBE.

    Pesquisei um pouco sobre o assunto, descobri que existem alguns Add-ins de WordPress que fazem isso, mas aí descobri que para usar esses Add-ins o blog deve ser registrado num domínio, e não ser criado pelo WordPress. Enfim, desisti e estou formatando primitivamente meus códigos com um

    MsgBox "Olá Mundo!"
    

    O texto do código fica todo preto num quandro, mas é o melhor que consegui fazer.

    Deve-se também tomar cuidado com quebras de linha quando se usa o

    , que ao contrário do texto normal de corpo do WordPress, não possui quebra de linha automática.
  2. Benzadeus disse:

    Hahaha, quando eu usei o [pre] acima (substituir o colchete por sinais de menor-que e maior-que), o WordPress automaticamente formatou meu texto. Ficou bastante bagunçado.

  3. Luiz Cláudio disse:

    Também apanhei para publicar código-fonte, mas aqui encontrei uma solução bem simples e boa:
    http://en.support.wordpress.com/code/posting-source-code/

  4. Benzadeus disse:

    Obrigado, vou testar depois.

Deixe uma resposta

